terça-feira, 15 de julho de 2008

Art Nouveau


O Realismo
Desenvolveu-se paralelamente ao crescente industrialismo e positivismo das sociedades européias. “O homem europeu, que tinha aprendido a utilizar o conhecimento científico e a técnica para interpretar e dominar a natureza, convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive em suas criações artísticas, deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da realidade”.(GRAÇA, 2005, p.131). Os artistas desse estilo acreditavam que a beleza estava na realidade, tal qual ela é, não cabendo ao artista, modifica-la ou melhora-la. Deixou de lado os temas mitológicos, religiosos, históricos ou literários, tendo como conseqüência a politização da arte. Seu contexto era a intensa industrialização e desenvolvimento tecnológico, trazendo como conseqüência uma enorme massa de trabalhadores vivendo em condições subumanas. Surge então a pintura social, denunciando as injustiças e desigualdades sociais. Seus nomes mais importantes são: Coubert e Manet (precursor do Impressionismo). A Inglaterra foi a precursora do Industrialismo, e com isso seu governo preocupava-se em estabelecer um vínculo entre as artes e a indústria artesanal. Para isso foram criadas escolas oficiais de desenho objetivando aprimorar o design das manufaturas e compatibilizar arte e industrialização. Paralelamente a esses projetos, surgiram críticos propondo o retorno da tradição artesanal da Idade Média, temendo a vulgarização ou destruição do conteúdo artístico dos objetos industrializados. Dentre esses críticos destacou-se William Morris, jovem arquiteto e sociólogo. Projetou, seguindo essa tendência de incluir arte na industrialização, objetos para interiores e vida cotidiana, porém logo percebeu a impossibilidade de comungar o modelo artístico antigo com o crescente consumismo. Suas idéias influenciaram então o Movimento das Artes e Ofícios (ou Art Nouveau na França), movimento este que reuniu diversas tendências: as idéias do industrialismo, da arte oriental, das artes decorativas e das iluminuras medievais. Envolveu principalmente os objetos ornamentais e a arquitetura.
“De um modo geral, o art nouveau procurou preservar o contato do artista com a natureza e desenvolver um artesanato habilidoso. Os pintores, escultores e arquitetos ligados a esse estilo tentaram escapar do crescente modo de produção industrial e procuraram criar peças e materiais decorativos, recorrendo aos processos artesanais”. (GRAÇA, 2005, p. 139)
Porém, a principal conquista desse estilo foi união das artes. Dessa forma as construções, decorações, objetos cotidianos passaram a integrar uma só tendência decorativista.

Nenhum comentário: