terça-feira, 15 de julho de 2008

Barroco



O Barroco na Itália
Iniciou-se no século XII, quando ocorreram as Reformas Protestantes (que colocavam em risco a hegemonia católica) e em resposta a essas a Contra-Reforma da Igreja. A arte dessa época então teve como finalidade a disseminação do poderio católico, e como precursor Michelangelo. Originou-se na Itália, mas não demorou a internacionalizar-se.
“As obras barrocas romperam com o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuraram realizar de forma muito consciente; na arte barroca, predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista”. (GRAÇA, 2005, p. 103).
Suas características eram basicamente a disposição diagonal dos quadros, suas cenas possuem forte contraste claro-escuro (intensificando os sentimentos) e seus assuntos tradicionalmente realistas (realeza, clero, mas também a vida dos povos simples). Seus principais representantes são: Michelangelo, Tintoretto e Caravaggio na Itália; El Greco e Velásquez na Espanha; Rubens, Hals, Vermeer e Rembrandt nos Países Baixos.

Nenhum comentário: